boa leitura : )
Primeiro Contato
Eu tive meu primeiro contanto com o PHP em meados de 2020 em uma máteria voltada para o desenvolvimento web na ETEC.
Nós desenvolviamos pequenos projetos usando provavelmente o PHP na versão 7
Abaixo print de um projeto desenvolvido na época:
Naquela época eu não conhecia sobre práticas de segurança para o desenvolvimento web ou tinha se quer noções de padrões de projetos então era fácil encontrar alguma falha como deixar os dados de conexão ao banco de dados exposto no código e vunerabilidades como sql injection (na print está arrumado), mas antes estava concatenando a query com as variaveis que vinham do método post sem nenhuma validação kskss
Primeiro contato com o Laravel
Após ter iniciado meu estágio na Evoi em setembro de 2022 como Desenvolvedor web, fiquei responsável por implementar uma feature no ArturParada um site de um cliente, e logo me assustei ao abrir a pasta do projeto e me deparar com aquela estrutura de pastas que o Laravel 8 tinha!
No fim consegui rodar o projeto e já me senti muito orgulhoso por isso!
Como foi minha escolha pelo PHP
Eu tinha duas escolhas de linguagem para trabalhar na Evoi o Python e PHP que eram as linguagens suportadas pela hospedagem e eu desenvolvi todo um sistema em python com django, mas na hora de hospedar (emoji de palhaço).
Não consegui hospedar o projeto usando o Python porque precisava de algumas configurações a mais na hospedagem que não consegui configurar.
Ai acabei refazendo o projeto usando o PHP no back-end e o React JS no front-end e consegui hospedar facilmente!
então eu não diria que eu escolhi o PHP o PHP acabou me escolhendo kskss
Como era mais fácil de hospedar acabei usando ele, se o Java tivesse suporte na hospedagem provavelmente teria usado o javinha!
Coisas me fazem gostar do PHP
Eu no começo não gostava do PHP por vários motivos bem bobos, um deles era o “$” para declarar uma variavel, hoje na verdade acho isso muito bom porque você consegue distinguir com facilidade o que é uma variavel e o que não é!
Uma das coisas que gosto muito é o framework Laravel que tem um ecosistema gigante com diversas ferramentas pra te ajudar a desenvolver projetos robustos!
As coisas que mais me assombram no PHP é dar manuntenção ou implementar alguma feature em um projeto legado!
Existem diversos projetos legados hoje em produção que seriam inviaveis serem refeitos pela sua complexidade ou porque sairia muito caro refazer todo o sistema!
E muitos desses sistemas não foram bem escritos, já peguei sistemas em PHP5 e Codeiginiter3 que a maioria das variaveis foram declaradas como uma letra do alfabeto, por favor se você é desenvolvedor e declara suas variaveis como $a, $b, $c não faça isso, alguém vai dar manuntenção naquilo quando você não estiver lá.
Eu já peguei sistemas legados que foram bem escritos e foi bem tranquilo entender o código e dar manuntenção, mas existem muitos legados com controllers com 5 - 7k de linhas que é bem dificil entender o funcionamento!
Eu já tive que mexer em diversos projetos com PHP legado e normalmente algum desses projetos você nem consegue rodar na sua máquina e acaba tendo que desenvolver essa feature ou arrumar esses bugs em produção mesmo e isso não é nada bom porque as pessoas estão usando o sistema enquanto você mexe nele!
Então em cada arquivo que você for mexer em produção é sempre bom fazer um download dele antes (seu pc pode desligar enquanto você mexe no arquivo e você pode perder seu control + z).
Então sempre tenham backup de arquivos que estiverem mexendo.
Bom o post de hoje foi esse, deu para ver como escolhi o php, meu primeiro contato com a linguagem e as coisas que mais gosto nela : )
Obrigado por ler até aqui.
Escrito em 13/july/2024