Bom se você leu o título e a descrição desse post você possivelmente achou que o post seria em inglês, e sim, a primeira versão desse post foi em inglês e decidi reescrever ele em português, pois seria menos tedioso de ler.
Após ter passado nas matérias da faculdade neste semestre, terminado mais um ano de inglês e ganhado um recesso do trabalho, chegou aquele momento da vida em que você se faz aquela pergunta: “Vou estudar muito, porque nunca mais terei todo esse tempo livre, ou vou descansar muito, porque nunca mais vou ter esse tempo livre?”. Eu decidi me dar férias de tudo. Não sou mais desenvolvedor até o dia 02/01/2025. Tive que lidar com legado, sistemas de pagamentos, aprender matérias complicadas na faculdade, e agora chegou o momento de desligar do 220 e relaxar um pouco!
Início de um sonho (deu tudo errado)
Lembro que a primeira vez que tive contato com inglês foi no ensino fundamental. Consigo me lembrar até hoje de uma conversa que tive com um amigo meu nesse período: “Quando eu aprender inglês, vou só falar com vocês em inglês”, foi o que eu disse... e isso nunca aconteceu! Em parte porque o jeito como o inglês era ensinado na escola não era dos melhores, e em parte porque eu também não me dedicava a estudar a matéria!
Em 2015, a Fisk ofereceu umas bolsas “gratuitas” para a minha escola. Fizeram uma prova, e eu fui um dos que passou e ganhou a bolsa!
Eu lembro que foi em 2015 porque até hoje tenho o material deles e o meu cartão da Fisk, com a minha foto e o ano em que fui matriculado!
image.png277.44 KB Acabei não ficando muito tempo lá. Acho que fiquei uns 2 ou 3 meses, mas foi uma experiência bem legal!
Ganhei outra bolsa (deu tudo errado de novo)
Em 2020, ganhei outra bolsa de estudos para idiomas no C.E.L. (Centro de Estudos de Línguas). Eu podia escolher entre alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.
Inglês era um curso de 1 ano, enquanto os outros duravam 3 anos. Eu podia cursar dois idiomas ao mesmo tempo e, sendo bem leigo, escolhi inglês e espanhol. Sim, eu poderia ter aprendido japonês, mas naquela época não tinha nenhum interesse nesse idioma!
Foi muito bom o tempo que passei nesse curso. Eu e alguns amigos da ETEC fazíamos juntos, e era bem divertido! A gente acordava cedo, porque o curso começava às 08:00, mas mesmo levantando às 05:40, ainda conseguíamos chegar atrasados! Vou contar o porquê mais tarde.
Durante o presencial, eu estudei muito, principalmente espanhol! Fiquei muito interessado em aprender esse idioma.
Mas, adivinha? Mais uma surpresa chegou. Depois de apenas alguns meses estudando, veio a pandemia. Em 22 de março de 2020, tudo fechou, e todo mundo teve que ficar em casa. Como muitas escolas, o C.E.L. não estava preparado para aulas online, e elas começaram a ser dadas pelo WhatsApp. Foi péssimo! Eu parei de aprender e de entender as aulas. Acabei desistindo do curso de espanhol, mas consegui o diploma de inglês. Só que, sinceramente, não aprendi nada durante o EAD.
No presencial, fazíamos muitas coisas legais. Por exemplo, pegávamos o caminho mais longo só para ir sentados no ônibus. Uma vez, eu e meu amigo Felipe até fomos a pé para o curso!
A gente tinha combinado de ir a pé para o curso uma semana antes do lockdown, mas nunca conseguimos. Dois anos depois, quando fomos buscar nosso diploma, decidimos finalmente realizar esse "sonho" que foi adiado por dois anos.image.png1.91 MB Nós fomos e voltamos a pé deu mais ou menos 14km!
Sem dúvidas, foi um dos momentos mais legais da minha vida! Cada ida para o curso era uma aventura diferente, e depois ainda tínhamos que voltar para a ETEC. A gente sempre chegava cansado, mas era muito bom aquela época! image.png167.2 KB Até hoje tenho as aventuras salvas no meu NAS, esse vídeo nós estavamos no meio da chuva tentando atrevessar uma avenida movimentada para chegar no curso kksss
Agora é pra valer...
No final de 2022, tomei a decisão de transformar meu sonho em realidade e entrei em um curso de inglês para realmente aprender o idioma!
Agora estou focado de verdade em aprender, e dessa vez nada vai me parar: nem pandemia, nem guerra, nem desemprego!image.png181.57 KB Sempre vou estar com o meu livro de inglês, aprendendo algo novo!
Desde 2023, venho cursando inglês e vou contar um pouco do que faço para estudar e aprender esse idioma!
Imersão: Isso é muito importante! Se você está aprendendo um novo idioma, tente consumir o máximo possível dele. Mude o idioma do celular, do seu jogo, do Discord, do computador, pesquise as coisas que você quer só em inglês.
Canal do YouTube em inglês: Parece maluquice, mas funciona! Crie uma conta nova, configure ela toda para inglês e só pesquise coisas em inglês. O algoritmo do YouTube vai te recomendar só canais que falam inglês, raramente vai aparecer algo em outro idioma. Isso é bem diferente de usar a conta que você já tem, porque o YouTube vai te recomendar vídeos em português, e isso pode acabar te atrapalhando.
Aprecie a caminhada e não só o objetivo final: Eu sei que, quando a gente começa algo novo, quer logo ser o melhor, tipo o Rambo, saindo chutando portas. Mas tá tudo bem não ser assim logo de cara, ninguém aprende algo tão rápido! Talvez uma criança asiática consiga, mas você não é ela, então tá tudo certo! Brincadeira, rs. Aproveite o tempo enquanto está estudando. Está vendo resultado? Show de bola! Não está vendo? Também está tudo bem! Logo, logo você vai começar a notar as mudanças. Não pense no curto prazo, pense a longo prazo. Esse é o segredo!
Disciplina é a chave: Já ouviram aquele ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura"? Se você estudar um pouco todo dia, com consistência e disciplina, você vai aprender, e vai conseguir!
Eu queria muito chegar aqui com uma fórmula mágica dizendo "faz isso e vai ficar bom", mas não tenho essa resposta. O que posso te falar é: veja vídeos sobre as regras gramaticais, expanda seu vocabulário e consuma conteúdo em inglês!
Dá para expandir seu vocabulário com apps como o Duolingo, estudar as regras com cursos e vídeos no YouTube, e consumir desenhos no YouTube ou na Netflix.
Bom, gente, essa foi um pouco da minha jornada aprendendo inglês e um pouquinho do que aprendi nesse processo. Obrigado por lerem até aqui! Tenham um ótimo Natal e boas festas : )